segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Donos da razão - Fátima Florentino

As pessoas andam tão “donas da razão” que ando até com medo de emitir minha (humilde) opinião sobre qualquer assunto, quer seja no ambiente virtual e, principalmente, se for pessoalmente. Um perigo!

Outro dia resolvi postar numa rede social o meu ponto de vista sobre um determinado acontecimento em nosso país. Pronto, gerei um motivo de discórdia, ofensas e muito desrespeito para com a opinião alheia, por parte de muitos amigos virtuais. O que se viu foi uma guerra política e muita grosseria na minha página.

Fiquei muito aborrecida e decepcionada com a intolerância, falta de empatia e o pior: muitas pessoas se mostrando crédulas, que não sei dizer se são assim por pura ingenuidade, por simples comodidade ou por modismo político.  Acabei deletando minha postagem.

Eu sempre fui uma pessoa com dúvidas. Nasci assim, querendo explicação para tudo.  Minha mãe dizia que eu era muito curiosa, com muitas perguntas, só que essas ficavam, em sua maioria, sem respostas. A escola saciou algumas dúvidas infantis, os colegas esclareceram outras, mas quanto mais eu crescia, mais dúvidas apareciam, bem maiores e complexas. Até hoje, quando ouço algo, sempre fico com um pé atrás até ter certeza daquela informação. Aprendi nos bancos da Faculdade de Comunicação (faz muito tempo...), que precisamos ter dúvidas. Nossos professores repetiam o mesmo mantra: ouça várias opiniões sobre o mesmo assunto, pesquise, leia e só depois, tire suas próprias conclusões.  Duvide de tudo e de todos. Atente-se a vários canais de informação.  

Eu não consigo entender como as pessoas compartilham notícias e informações, acreditando ser verdade, mesmo tendo acesso a tantos canais de informação que contrariam aquilo. Divulgam simplesmente porque “fulano” disse. Ninguém, nem esse “seu fulano” e nem mesmo eu, somos detentores de verdades absolutas. Qualquer coisa, por menor que seja, possui várias formas e lados a serem observados e analisados.

É importante que procuremos ter nossas opiniões baseadas em informações de confiança, concretas e, de preferência, documentadas. Procurar ler várias fontes, refletir, raciocinar e depois, sim, chegar a alguma conclusão.

Sabendo ainda, que podemos, ou melhor, devemos mudar nosso ponto de vista sobre qualquer assunto, se descobrirmos que erramos em primeira análise. Não podemos ter “aquela velha opinião formada sobre tudo”.  Precisamos evoluir todos os dias, crescer, aprender.

Concluindo meus pensamentos, se antes eu já pensava antes de postar alguma coisa nas redes sociais, hoje estou evitando assuntos polêmicos. Aliás, estou evitando aquilo que pode me deixar magoada, com mal-estar.

Estou me limitando a receitas de bolos, tortas, receitas práticas de salgados, tutorial para cultivar plantas em casa e dicas para cuidar de seus animaizinhos domésticos. Apesar de que, outro dia houve um embate na minha postagem:  qual era mais gostoso, o bolo de fubá ou o bolo de laranja?  Teve gente que elegeu o bolo de banana, criticando avidamente os demais.

E você, o que acha? Qual a sua opinião? Pense bem antes de responder, não vá criar confusão por aqui.

 


(*) Fátima Florentino é coordenadora do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras  (AAL)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário