quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Feirinha de antiguidades - Rita Reis*


Certa vez busquei uma peça antiga em uma feirinha de antiguidades: precisava trocar os puxadores de uma escrivaninha antiga e lá fui eu! Não só encontrei os puxadores, como fiquei fã de carteirinha da feira e passei a ir com frequência nos finais de semana. Além daquela, passei a ir a outras também, em outros bairros, e me empolgava muito com as peças expostas. Passava algum tempo por ali curtindo tudo!

Sempre que via as xícaras antigas, eu me remetia à minha infância, pois tenho uma coleção de xícaras antigas, iniciada por minha mãe quando eu era bem pequena. Na época, as minhas avós e as tias, além das amigas de minha mãe, passaram então a aumentá-la. Eu a tenho até hoje, e ela é linda!

Além das xícaras, os mais variados objetos eram expostos nelas. Comprei isqueiro de mesa, de prata, e comprei também um baleiro com estrutura de ferro, com os vidros sobrepostos e suas tampas de cobre, e algumas outras peças interessantes.

Eu não me cansava de visitá-las nos finais de semana. Num dia, eu fui a uma mais distante, numa cidade vizinha e lá comprei uma peça maior, um tipo de bacia grande, de cobre, que usei como porta revistas por muito tempo.

Vendiam de tudo um pouco nelas: copos e taças de cristal, inclusive coloridos, louças em geral, talheres, peças de ferro e de madeira, bandejas, bengalas, enfeites, enfim vários objetos, mas o que mais me encantava eram as diferentes peças que podiam servir de decoração. A visita era pura diversão! Um garimpo!

Em casa tenho algumas peças de herança das avós, como um filtro da avó materna e um suporte para panelas da avó paterna.

Minha tia, irmã do meu pai, quando nos deu o suporte para panelas nos fez prometer que não o usaríamos para colocar plantas, só panelas. Ali guardamos, então, algumas panelas de ferro, também antigas.

Infelizmente os vidros do baleiro foram se quebrando com o tempo, eram seis, restaram três, então recentemente coloquei sobre a estrutura uma bandeja de prata trabalhada, com os vidros na parte de baixo, e ficou uma peça bem diferente, a meu ver: interessante!

Nas feirinhas, vale, sem dúvida, a distração de ver peças antigas bonitas e bem conservadas.

Uma das que eu visitava aos domingos era montada sob a estrutura de um museu. Era muito organizada! Ali os preços das “quinquilharias” eram bem altos! Peças lindíssimas, de encher os olhos! Joias! Relíquias! Peças requintadas, sem dúvida! Escolhidas a dedo! Ali eu visitava, maravilhada! Claro que aproveitava o local para sempre visitar o acervo do museu, e também alguma exposição temporária, pois sempre gostei muito de programas culturais, e algumas vezes eu almoçava também no restaurante do museu: excelente!

Os domingos eram sempre repletos de novidades já que a cidade de São Paulo oferece muita diversão!

Hoje, vivendo aqui no interior sinto saudade deste tempo que tinha opções bem legais para visitar nos finais de semana: diversos museus, feiras... Ah! A cidade grande tem seus percalços, mas também nos proporciona muitos prazeres!



(*) Rita Reis é escritora, membro do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (AAL).




Nenhum comentário:

Postar um comentário